Como utilizar as cantigas, trava-línguas e parlendas da apostila do 2º ano de português para desenvolver a fluência na leitura e ampliar o vocabulário dos alunos.

12/03/2023   Artigos

INTRODUÇÃO:

Desenvolver a fluência na leitura e ampliar o vocabulário dos alunos é um desafio constante para os professores e pais educadores. E, uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo é através da utilização de cantigas, trava-línguas e parlendas presentes na apostila do 2º ano de português. Esses recursos são excelentes ferramentas para trabalhar a oralidade e a escrita dos alunos, além de tornar o aprendizado mais lúdico e divertido.

CANTIGAS:

As cantigas são uma forma de trabalhar a musicalidade da língua e estimular a memória dos alunos. Além disso, são excelentes para desenvolver a capacidade de concentração e atenção. É importante que os alunos compreendam a letra das cantigas para que possam interpretá-las corretamente.

TRAVA-LÍNGUAS:

Os trava-línguas são ótimos para desenvolver a dicção e a articulação das palavras. Eles ajudam os alunos a pronunciar corretamente os sons mais difíceis da língua portuguesa, além de serem uma ótima ferramenta para trabalhar a concentração e a atenção.

PARLENDAS:

As parlendas são um ótimo recurso para trabalhar a memória e a atenção dos alunos. Elas também ajudam a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças. É importante que os alunos compreendam o significado das parlendas para que possam utilizá-las corretamente.

A IMPORTÂNCIA DO ALFABETO E DA ORDEM ALFABÉTICA:

O alfabeto e a ordem alfabética são essenciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. É importante que os alunos compreendam a ordem das letras para que possam localizá-las facilmente em um dicionário, por exemplo.

COMO TRABALHAR AS RIMAS E O ENCONTRO VOCÁLICO:

As rimas são importantes para desenvolver a musicalidade da língua e a criatividade dos alunos. Já o encontro vocálico ajuda a pronunciar corretamente as palavras. É importante que os alunos compreendam o significado das rimas e o uso correto do encontro vocálico para que possam utilizar esses recursos na leitura e na escrita.

CONCLUSÃO:

A utilização das cantigas, trava-línguas e parlendas da apostila do 2º ano de português é uma excelente maneira de desenvolver a fluência na leitura e ampliar o vocabulário dos alunos. Além disso, torna o aprendizado mais lúdico e divertido. É importante que os pais e professores estimulem o uso desses recursos em casa e na escola, para que os alunos possam se desenvolver de forma plena e eficiente. Aproveite a oportunidade de adquirir a apostila completa por apenas R$ 15,00 através do link: https://mpago.la/2Dyx8rE e comece a utilizar esses recursos para auxiliar no desenvolvimento da leitura e ampliação do vocabulário dos alunos hoje mesmo.

Além disso, não se esqueça de compartilhar suas experiências e resultados com outros professores e pais educadores. Essa troca de informações e ideias pode ser muito valiosa para o crescimento e aprimoramento de todos.

Em resumo, as cantigas, trava-línguas e parlendas são recursos pedagógicos simples e eficientes para auxiliar no desenvolvimento da fluência na leitura e ampliação do vocabulário dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Ao utilizar a apostila completa de Português, que contém esses e outros recursos, você poderá tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação e o interesse dos alunos pela leitura e pela língua portuguesa.