Professor criativo, festa de aniversário, uma aula de português.

11/10/2022   Artigos

Você já parou para pensar na importância de uma festa de aniversário para seu filho? Está cientificamente comprovado que as festas de aniversário exercem um incrível impacto sobre o sistema cognitivo e emocional dos pequenos. No comemorar, a criança compreende a passagem dos anos e entende que está crescendo.

Por que deveria um curso de Português privar-se da riqueza pedagógica oferecida pela comemoração de um aniversário?

Por que deveria o professor de Português, no decorre de suas aulas, ignorar ou desprezar esse fato de vida — o aniversário —, não permitindo sua transformação num momento privilegiado de comunicação, de expressão e de crescimento do grupo-classe?

Por que, num trabalho voltado para o desenvolvimento lingüístico, deveria o professor criar situações artificiais para realizar atividades de comunicação e expressão, em detrimento da riqueza e da força que a autenticidade dos momentos da vida do grupo oferecem?

Será mesmo que uma atividade, para ser considerada pedagogicamente séria e produtiva, exige que dela sejam excluídas a emoção, a afetividade, o prazer ( e os conflitos) do convívio social e a ousadia de criar e brincar?

ORGANIZAÇÃO

A)Apresentações mensais ou bimestrais – a critério da classe e do professor.

B)Preparação do trabalho feita pelos alunos fora do horário de aula.

C)               Duração da atividade em sala de aula: duas horas-aula assim distribuídas:

— uma hora-aula para a realização da festa;

— uma hora-aula para avaliação do trabalho apresentado.

D)               Grupos (mistos, de preferência) de no mínimo oito elementos.

E)Determinação da ordem de apresentação dos grupos ao longo do semestre, em conjunto com a classe ou por sorteio.

F) Estabelecimento de um cronograma de apresentações, pelo professor e pelos alunos, no início de cada semestre.

CONTEÚDO

A programação da festa de aniversário compõe-se basicamente das seguintes atividades:

A)Abertura: um apresentador ou mestre-de-cerimônias esclarece para a classe as razões da realização da festa.

B)Discurso em homenagem aos aniversariantes: elaborado pela equipe organizadora da festa e apresentando por um dos seus elementos escolhidos para atuar como orador.

C)               Entrevista com um dos aniversariantes: preparada pela equipe e realizada “ao vivo” por um dos seus componentes indicado pelo grupo para atuar como entrevistador.

D)               Números artístico-culturais: números musicais ou de dança, apresentações de peças teatrais selecionadas pela equipe.

AVALIAÇÃO

·       DESEMPENHO DO APRESENTADOR:

— postura;

— tom de voz;

— desenvoltura e naturalidade na apresentação.

·       QUALIDADE DO TEXTO PROFERIDO:

— beleza;

— adequação à situação;

— propriedade da linguagem utilizada.

Fonte: https://www.jornalnoroeste.com.br/blog/post/voice-por-eunice-arsand/blog/importancia-de-comemorar-os-aniversarios-das-criancas#:~:text=Voc%C3%AA%20j%C3%A1%20parou%20para%20pensar,e%20entende%20que%20est%C3%A1%20crescendo.

DIDÁTICA, PEDAGOGIA, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO

EDITORA SCIPIONE.

Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico.

O Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico é direcionado a crianças em fase de alfabetização ou que apresentam dificuldades de aprendizagem com o objetivo de acelerar

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I - 135 páginas e Avaliação.

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I contém 135 páginas e (BÔNUS - AVALIAÇÃO COM 20 PÁGINAS). Somando no total APOSTILA E BÔNUS 155 páginas no formato PDF.

Apostila 2º Ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas. Avaliação.

Apostila 2º ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas com AVALIAÇÃO no formato PDF.

PACOTE - PORTUGUÊS E MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL - III (4 a 5 ANOS). DIGITAL - PDF. 4 CADERNOS DE ATIVIDADES SOMANDO 475 PÁGINAS.

O Pacote é composto por 4 Cadernos de Atividades de PORTUGUÊS E MATEMÁTICA para a Educação Infantil III no formato PDF, somando o total de 475 páginas. Esse material é direc

KIT ABC INFANTIL

Esse KIT aborda Português, Matemática, Ciências, História, Geografia da Educação Infantil II e III. Com 12 Cadernos de Atividades e jogos somando 1.110 PÁGINAS, Ideal para c

Caderno de Atividades 3º ANO - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. 442 páginas. GABARITO. PDF. (8 anos).

Esse Caderno de Atividades aborda Português, Matemática, História, Geografia e Ciências do 3º ano (ENSINO FUNDAMENTAL I). 442 PÁGINAS, GABARITO (PDF). Direcionado a crianças

Pacote - 1º ANO - Fundamental I. 5 Apostilas. 510 páginas. PDF. (6 anos).

Esse pacote aborda Português e Matemática do o 1º ano (ALFABETIZAÇÃO). Com 5 Cadernos de Atividades somando 510 PÁGINAS, direcionado a crianças de 6 anos

Foto de Pavel Danilyuk: https://www.pexels.com/pt-br/foto/baloes-bexigas-globos-filhos-8441902/