Técnica educativa – Correspondência interescolar.

10/10/2022   Artigos

A correspondência interescolar, enquanto técnica educativa adotada para o ensino da língua materna, além de favorecer a expressão livre e satisfazer o desejo natural do aluno de se comunicar, constitui um instrumento motivador muito forte para o aperfeiçoamento do domínio da escrita.

A prática da correspondência interescolar oferece ao aluno a oportunidade de, por meio da escrita, numa situação autêntica da comunicação, estabelecer contato com alunos de outra escola, de outra cidade, de outro país e, consequentemente, com outros valores, outras realidades, outros modos de vida, outras formas de ver o mundo.

A ausência física do interlocutor leva-o a perceber a função social da escrita e a reconhecer a sua importância, a sua utilidade e as suas exigências.

A preocupação de se fazer compreender pelo seu correspondente permite ao aluno perceber a necessidade da letra legível, da estruturação adequada das frases, do domínio de um vocabulário variado para melhor expressão do pensamento, do respeito às convenções da escrita, da coordenação adequada das ideias contidas num texto escrito.

Por outro lado, o desejo de escrever algo que possa agradar e interessar o seu correspondente distante estimula-o a preocupar-se também com a qualidade do conteúdo de suas cartas.

O alcance pedagógico da correspondência interescolar, como se pode facilmente deduzir, é muito grande. As aquisições resultantes de sua prática não se limitam exclusivamente à área da escrita. Ao contrário, transcendem, inclusive, o quadro escolar.

Secretaria de Educação de Joaçaba desenvolve Projeto sobre Correspondências Interescolares

Para realizar o projeto, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação convidou todas as Unidades Escolares a desenvolverem subprojetos anuais aproximando-se desta temática, como o objetivo desenvolver atividades escolares que proporcionem aos estudantes a ampliação do conhecimento.

De acordo com a Secretária de Educação, Rosane Kunen, o resultado foi muito positivo.

Fonte: https://www.joacaba.sc.gov.br/noticias/ver/2022/04/secretaria-de-educacao-de-joacaba-desenvolve-projeto-sobre-correspondencias-interescolares

Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico.

O Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico é direcionado a crianças em fase de alfabetização ou que apresentam dificuldades de aprendizagem com o objetivo de acelerar

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I - 135 páginas e Avaliação.

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I contém 135 páginas e (BÔNUS - AVALIAÇÃO COM 20 PÁGINAS). Somando no total APOSTILA E BÔNUS 155 páginas no formato PDF.

Apostila 2º Ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas. Avaliação.

Apostila 2º ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas com AVALIAÇÃO no formato PDF.

PACOTE - PORTUGUÊS E MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL - III (4 a 5 ANOS). DIGITAL - PDF. 4 CADERNOS DE ATIVIDADES SOMANDO 475 PÁGINAS.

O Pacote é composto por 4 Cadernos de Atividades de PORTUGUÊS E MATEMÁTICA para a Educação Infantil III no formato PDF, somando o total de 475 páginas. Esse material é direc

KIT ABC INFANTIL

Esse KIT aborda Português, Matemática, Ciências, História, Geografia da Educação Infantil II e III. Com 12 Cadernos de Atividades e jogos somando 1.110 PÁGINAS, Ideal para c

Caderno de Atividades 3º ANO - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. 442 páginas. GABARITO. PDF. (8 anos).

Esse Caderno de Atividades aborda Português, Matemática, História, Geografia e Ciências do 3º ano (ENSINO FUNDAMENTAL I). 442 PÁGINAS, GABARITO (PDF). Direcionado a crianças

Pacote - 1º ANO - Fundamental I. 5 Apostilas. 510 páginas. PDF. (6 anos).

Esse pacote aborda Português e Matemática do o 1º ano (ALFABETIZAÇÃO). Com 5 Cadernos de Atividades somando 510 PÁGINAS, direcionado a crianças de 6 anos

Créditos Foto de Mikhail Nilov: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-livros-garoto-menino-8923079/