Alfabetismo Funcional.

Alfabetismo Funcional.

15/10/2022   Artigos

O ensino da língua materna comumente praticado nas classes dos diferentes anos escolares parte do pressuposto de que para o aluno se expressar adequadamente por meio da língua portuguesa ele precisa primeiramente conhecer as regras gramaticais.

Isto se evidencia em atitudes perfeccionistas, como interromper a fala de um aluno para corrigi-lo: Não é nós vai e sim nós vamos que se deve dizer!, como se a construção malfeita, se não corrigida no momento de sua emissão, ficasse para sempre irreparável. Tal conduta provoca a inibição do impulso espontâneo do aluno, que perdendo a linha de raciocínio, deixa de fazer o essencial: expressar-se.

As redações, por sua vez, costumam ser feitas para serem lidas pelo professor. Na maioria das vezes, essa leitura se dá para assinalar prioritariamente as discrepâncias formais verificadas em relação à norma padrão. Repleto de rabiscos vermelhos ou não, os textos são devolvidos aos alunos, que nem sempre compreendem ou se interessam em compreender o significado daqueles hieróglifos ou da nota atribuída. Obrigação cumprida. A folha acaba sendo jogada gora ou esquecida dentro de um caderno.

“Sem querer desagradar a todos os especialistas teóricos e práticos, a escrita, tal como a linguagem, não é um mecanismo que se monta sistematicamente. Ela é um corpo vivo. As palavras, antes de mais nada, adquirem sua forma, não segundo a etimologia ou as regras forjadas arbitrariamente pelos pedagogos, mas segundo o seu emprego na frase, ou seja, de acordo com seu sentido dialético, com suas ressonâncias recíprocas, com as relações que se estabelecem entre os elementos e a ação.”.

Celestin FREINET

Estudam-se regras, escreve-se como indicam os manuais. E quando, depois de se ter estudado bastante, se tiver o direito de escrever, o charme terá desaparecido.  Só se sabe papaguear. O aluno que antes era curioso e conversador já não tem ideias [...].

É assim que a Escola, apesar de todos os seus esforços, prepara uma massa de crianças analfabetas, porque, embora sabendo ler e escrever, são incapazes de exprimir através da escrita as dificuldades da vida, as suas alegrias e tristezas e os seus sonhos. Têm necessidade de que estranhos as traduzam, traindo mais ou menos os seus próprios sentimentos.

Portanto, é muito importante determinarmos com segurança o método para consegui-lo. O método tradicional falhou ostensivamente. Por isso, procuramos um método mais eficiente.

As crianças agora vão poder falar e escrever errado?

Para Marcos Bagno, doutor em Língua Portuguesa, campanhas contra uma suposta flexibilização da norma culta ensinada nas aulas de Língua Portuguesa podem revelar projetos político-ideológicos em que a Educação apareceria apenas em segundo plano, sem aprofundamento da questão.

“O fato de apresentarmos aos alunos diversas variações lingüísticas o auxilia na comunicação de contextos socioculturais plurais, atentando-os à adequação pragmática da língua”, explica.

Para alguns educadores, o preconceito linguístico é um preconceito social. “Não é por acaso, então, que são as pessoas mais pobres, em sua maioria negras, as que mais sofrem a acusação de ‘falar errado’ ou ‘não saber português’", afirma Marcos Bagno. 

Os números dão ênfase à preocupação de Marcos Bagno. Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no Brasil – 29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas – são considerados analfabetos funcionais, de acordo com o Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2018.


Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12459/as-criancas-agora-vao-poder-falar-e-escrever-errado

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-jaragua-do-sul/viver-jaragua/noticia/2021/11/12/analfabetismo-funcional-atinge-29percent-da-populacao-brasileira.ghtml

https://alfabetismofuncional.org.br/





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Crédito: Foto de Katerina Holmes: https://www.pexels.com/pt-br/foto/menino-negro-pensativo-com-caderno-5905877/

 

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