Corte na Educação prejudica o país.

08/10/2022   Artigos

A tarefa de ensinar é das mais árduas, complexas e difíceis. Ensinar representa uma ação psicossocial que implica frequentemente a comunicação verbal com o estudante, com o objetivo de informá-lo do que deve realizar em classe ou fora dela; recordar o que ele já sabe ou deveria saber; dirigir-lhe a atenção e provoca ações, levando seu pensamento para determinadas áreas do conhecimento humano, preparando-lhe enfim condições ótimas para a escolha de outros valores e ideais.

Como a massa de conhecimentos acumulados estende-se cada vez mais permanentemente, impõe-se a adaptação de programas curriculares às novas de situações.  Essa situação, que parece óbvia, é um argumento a favor dos estudos interdisciplinares, traduzindo-se numa tendência moderna para o ensino interdisciplinar.

Outro aspecto que os estudiosos de método de ensino, de Tecnologia da Educação, não podem ignorar é que todas as pressões sobre o estudante, sobre o professor e sobre a escola continuam a aumentar crescentemente, aparecendo sintomas de tensão. Numerosos países reagiram, no início, investigando de que modo poderiam admitir maior número de estudantes nas escolas, a afim de atenuar o nível de pressão  desses sintomas. Algumas nações verificaram que os paliativos se revelaram insuficientes e era preciso recorrer a tratamentos mais radicais.

O que é Sala de Aula Invertida?

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado — assim são as aulas invertidas, um modelo inovador que pode melhorar a participação e rendimento do estudante.

Pode parecer estranho modificar a forma de ensino tradicional, mas a técnica transforma o estudante em um sujeito ativo do aprendizado, o que traz ganhos para a vida escolar e pessoal.

Como surgiu a sala de aula invertida?

A primeira vez que a experiência da sala de aula invertida aconteceu foi em 1996, em uma disciplina de Microeconomia da Miami University (Ohio, EUA), por iniciativa dos professores Maureen J. Lage, Glenn J. Platt e Michael Treglia.

Faltam políticas públicas para que esses estudantes não precisem deixar os estudos para trabalhar...

A sala de aula invertida não faz parte da realidade de muitos colégios brasileiros, mas a evasão escolar infelizmente sim. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em julho de 2020, das 50 milhões de pessoas com idade entre 14 e 29 anos, dez milhões não tinham sequer finalizada uma das partes do ensino básico. Isso representa 20% do montante.

Os motivos para o abandono da escola assuntam: precisar trabalhar e a falta de interesse. Faltam políticas públicas para que esses estudantes não precisem deixar os estudos para trabalhar, mas há uma lacuna para deixar a escola atraente. A sala de aula invertida permite transformar a escola em um ambiente eficiente, divertido e satisfatório.

FONTE: https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf

Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico.

O Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico é direcionado a crianças em fase de alfabetização ou que apresentam dificuldades de aprendizagem com o objetivo de acelerar

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I - 135 páginas e Avaliação.

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I contém 135 páginas e (BÔNUS - AVALIAÇÃO COM 20 PÁGINAS). Somando no total APOSTILA E BÔNUS 155 páginas no formato PDF.

Apostila 2º Ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas. Avaliação.

Apostila 2º ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas com AVALIAÇÃO no formato PDF.

PACOTE - PORTUGUÊS E MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL - III (4 a 5 ANOS). DIGITAL - PDF. 4 CADERNOS DE ATIVIDADES SOMANDO 475 PÁGINAS.

O Pacote é composto por 4 Cadernos de Atividades de PORTUGUÊS E MATEMÁTICA para a Educação Infantil III no formato PDF, somando o total de 475 páginas. Esse material é direc

KIT ABC INFANTIL

Esse KIT aborda Português, Matemática, Ciências, História, Geografia da Educação Infantil II e III. Com 12 Cadernos de Atividades e jogos somando 1.110 PÁGINAS, Ideal para c

Caderno de Atividades 3º ANO - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. 442 páginas. GABARITO. PDF. (8 anos).

Esse Caderno de Atividades aborda Português, Matemática, História, Geografia e Ciências do 3º ano (ENSINO FUNDAMENTAL I). 442 PÁGINAS, GABARITO (PDF). Direcionado a crianças

Pacote - 1º ANO - Fundamental I. 5 Apostilas. 510 páginas. PDF. (6 anos).

Esse pacote aborda Português e Matemática do o 1º ano (ALFABETIZAÇÃO). Com 5 Cadernos de Atividades somando 510 PÁGINAS, direcionado a crianças de 6 anos

(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)