Desenvolvendo a alfabetização: atividades de português para o 2º ano - Palavras com AS, ES, IS, OS, US; Palavras com P e B; Palavras com T e D.

15/03/2023   Artigos

Aprendemos a ler e escrever no início da nossa vida escolar, e para isso, precisamos conhecer as letras do alfabeto e suas diferentes combinações. No 2º ano do Ensino Fundamental 1, as crianças continuam a aprender mais sobre as letras e suas combinações em Português.

Nessa etapa, algumas das atividades mais comuns incluem a identificação de palavras com AS, ES, IS, OS, US; palavras com P e B; palavras com T e D. Vamos entender melhor sobre cada uma dessas atividades.

Palavras com AS, ES, IS, OS, US:

Nessa atividade, as crianças aprendem que há palavras que terminam com as letras AS, ES, IS, OS, US, e que essas combinações são muito comuns na língua portuguesa. Alguns exemplos de palavras com AS são casas, asas, mesas; com ES temos flores, pés, vezes; com IS temos lápis, caixas, lápis; com OS temos livros, olhos, cães; e com US temos chapéus, menus, azuis.

Palavras com P e B:

Nessa atividade, as crianças aprendem a diferença entre as letras P e B, que têm um som muito parecido. Algumas palavras que começam com P são: pão, pote, pula. Já algumas palavras que começam com B são: bola, bota, bom. As crianças também aprendem que essas letras podem mudar completamente o significado das palavras, como em "pato" e "bato".

Palavras com T e D:

Nessa atividade, as crianças aprendem a diferença entre as letras T e D, que também têm um som muito parecido. Algumas palavras que começam com T são: teto, tampa, tatu. Já algumas palavras que começam com D são: dado, dente, duna. As crianças também aprendem que essas letras podem mudar completamente o significado das palavras, como em "tubo" e "dubo".

É importante que as crianças aprendam essas atividades no 2º ano do Ensino Fundamental 1, pois elas são a base para o aprendizado de palavras mais complexas e para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Além disso, é essencial que os pais e os professores ajudem as crianças em casa, incentivando-as a ler livros e a praticar a escrita, para que elas possam ter um bom desempenho na escola e na vida.

Em resumo, as atividades de Português do 2º ano do Ensino Fundamental 1, como palavras com AS, ES, IS, OS, US; palavras com P e B; palavras com T e D, são muito importantes para a formação das crianças. Elas ajudam no desenvolvimento da linguagem, no aprendizado da leitura e da escrita, e são a base para a aprendizagem de palavras mais complexas no futuro.

Para ajudar no aprendizado desses conteúdos, é possível utilizar diversos recursos didáticos, como jogos, brincadeiras, exercícios e materiais impressos. E uma das opções disponíveis é a apostila de Português para o 2º ano do Ensino Fundamental I, que contém 100 páginas e está disponível em formato PDF por R$ 15,00.

Essa apostila contém diversos conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, incluindo atividades sobre as vogais, as consoantes P e B e as consoantes T e D. Além disso, ela também aborda outros temas, como o alfabeto, a ordem alfabética, as rimas, o encontro vocálico, poemas, trava-línguas, parlendas, cantigas, quadrinhos e textos informativos.

Com essa apostila, é possível complementar os estudos das crianças em casa, ajudando-as a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula e a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. E o melhor de tudo é que ela pode ser adquirida facilmente por meio do link https://mpago.la/2Dyx8rE.

Não perca a oportunidade de oferecer esse material de qualidade para as crianças e ajudá-las a aprender de forma lúdica e divertida. Adquira já a sua apostila de Português para o 2º ano do Ensino Fundamental I e aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer!