Existe
a necessidade de que a linguagem seja trabalhada em situações autênticas,
isentas tanto quanto possível de artificialismo. A Escola deve possibilitar
tais vivências deixando transparecer o caráter natural, espontâneo e utilitário
da linguagem”.
“Numa
vivência rica da língua materna, aprender a escrita, dominar a variante culta e
iniciar-se nos valores literários continuam sendo objetivos legítimos e
fundamentais. Mas não adianta afirmar a importância desses objetivos como
princípios abstrato e depois esvaziá-lo na prática, substituindo-lhe algum
sucedâneo acanhado: ter acesso à escrita não é apenas aprender a técnica de escrever; dominar a variante culta
não é empanturrar-se com a metalinguagem da gramática tradicional; iniciar-se
em literatura não é decorar biografias de autores, características de
movimentos literários ou listas de obras. Não se aprende o que não é vivido, e
não se organiza o que não se aprendeu; procuremos dar antes de mais nada à
escrita, à linguagem culta e a literatura um caráter de vivência [...]”. Rodolfo ILLARI.
Praticar
a expressão livre significa dar a palavra ao aluno, dar-lhe meios de
expressar-se de comunicar-se.
Significa
também criar um ambiente — através da dinâmica da classe — em que a PALAVRA do
aluno seja acolhida, ouvida, discutida, valorizada.
A
expressão livre — fator indispensável — não é apenas ponto de partida, um meio,
mas um fim.
Pensando
nisso as apostilas da ESCOLA EM CASA MARCY GOMES contam com diversas atividades
que buscam através de desenhos e da construção de texto proporcionar ao aluno a
expressão livre de seus pensamentos.
“O desenho favorece que a criança exercite
suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos
e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio
corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a
exploração espacial.”
Fonte: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_02-1.pdf
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